Quando li a respeito to lançamento do UberCOPTER em São Paulo, no início da semana passada, logo pensei: estarei em São Paulo na próxima sexta-feira (17/06), preciso experimentar o serviço.

Minha primeira tentativa foi logo ao desembarcar em Congonhas, mas sem sucesso. A opção UberCopter nem sequer aparecia para mim no app. Mudando minha localização para alguns outros pontos da cidade o serviço ficou disponível. Deixei então para tentar novamente no retorno ao aeroporto. Após concluir todos meus compromissos naquela tarde, me engajei na missão de testar o UberCOPTER. Após diversas tentativas frustradas, consegui confirmar a viagem. Partindo do BlueTree Faria Lima até o aeroporto de Congonhas, com custo estimado em R$242 (sendo R$189 a taxa de pouso naquele aeroporto).

Dois minutos após confirmar o pedido no aplicativo, recebi uma ligação do concierge do UberCopter para confirmar minha solicitação e verificar a disponibilidade da aeronave. Enquanto me dirigia ao BlueTree recebi outra ligação, me informando que não seria possível atender minha solicitação pois não haviam aeronaves disponíveis. Logo em seguida, outra ligação, de uma pessoa diferente, informando que ainda estavam verificando a disponibilidade de voo. Quando cheguei ao hotel, novamente um contato do UberCopter confirmando meu voo dentro de 30 minutos. Porém, logo em seguida um novo contato, do primeiro atendente que falou comigo, se desculpando pelo erro da colega mas que realmente devido ao tráfego aéreo no aeroporto não seria possível atender minha solicitação.

13487461_10153086044102325_978983143_nMinhas observações sobre o processo. Se você está fazendo isso apenas a lazer, sem compromissos com horários, então esse agendamento/cancelamento não é um grande problema. Você ficaria apenas frustrado. No meu caso, usaria o serviço para me deslocar ao aeroporto pois tinha um voo em seguida. Esse embaraçoso serviço que me fez esperar por uma confirmação até ser cancelado teve duração de pelo menos 40 minutos. O que resultou em uma janela bastante curta para chegar a tempo no aeroporto pelas vias tradicionais (Uber).

Minha experiência de usuário foi bastante ruim. Fui atendido por duas pessoas diferentes que pareciam não estar cientes do que o outro estava fazendo. Quando requisitei o serviço, eu não estava no hotel que é ponto de partida. Não foi enviado um carro (Uber) para me levar até o heliponto como descrito no serviço, foi solicitado apenas que eu fosse até lá. Como não é possível agendar, é difícil contar com o serviço se você tem uma agenda a cumprir.

Os preços, inicialmente muito baixos, foram reajustados esta semana. Certamente os preços da primeira semana de operação estavam abaixo do custo, o que inviabilizaria o modal de transportes no longo prazo.

Em outra oportunidade tentarei novamente, mas até agora é esta a experiência que tenho com o UberCOPTER.