Apresente-se aos seus clientes de forma profissional, em um mercado competitivo amadores não terão vez.

Tenho visto com muita frequência em minha timeline no LinkedIn posts de ofertas de emprego como este abaixo:

Um profissional, que se apresenta como Consultor de Carreiras, Headhunter e Coach anuncia uma vaga interessante, cita alguns requisitos e destaca o bom salário que a posição oferece. E ao fim pede que os interessados enviem seus currículos por email.

Só que o endereço é um email do Hotmail. Qual a credibilidade que isto passa para os interessados na vaga?

Ao meu ver, e não estou falando isso como profissional de internet, e sim como profissional de mercado, isso parece muito mais alguém tentando se aproveitar deste momento de alto nível de desemprego para adquirir alguns leads.

A pessoa não se deu nem ao trabalho de investir minimamente em sua imagem profissional, criou um email no hotmail e saiu por aí divulgando vagas. Você acha mesmo que uma empresa séria contrataria os serviços de um profissional destes para captar talentos para uma vaga importante? Eu duvido muito.

Coloquei como a imagem que ilustra este artigo a oferta de email profissional da GoDaddy, para mostrar que com muito pouco é possível ter uma imagem mais profissional, mais séria.

Eu posso estar enganado sobre a vaga, ela pode ser real. Mas eu jamais enviaria meu currículo para um headhunter@hotmail.com, e tenho certeza isso também é a barreira para muitos outros profissionais qualificados.

Faça um favor para a sua carreira, apresente-se de forma profissional online. Registre um domínio, crie um email, tenha um site ou uma página no Facebook. Vai custar menos do que R$100 por ano.

Abs,

Cristiano