Algumas dicas pra levar em consideração na hora de escolher um domínio para sua marca e entrar no mundo digital

O relatório do E-bit de 2014 apontou que apenas no período do Natal as vendas no comércio eletrônico renderam R$ 5,9 bilhões, além de demonstrar um crescimento de 26% no primeiro semestre do ano e 23% no segundo, garantindo o fechamento do ano em números positivos. O E-bit prevê ainda que em 2015 o e-commerce vai fechar o ano com um faturamento de R$ 43 bilhões, 20% maior que o ano anterior. Isso se deve ao fato de que atualmente no Brasil, temos 61,6 milhões de pessoas que já fizeram alguma compra online, sendo que os entrantes, aqueles que começaram a realizar compras pela Internet em 2014, representam 10,2 milhões de pessoas. Com índices elevados de movimentação online e previsão de aumento desses valores, os negócios precisam começar a entender melhor e participar desse ambiente.

Criar um website para o seu negócio é uma tarefa muito simples, existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a começar facilmente. Para obter um bom resultado, porém, é necessário organizar sua ideias. Dedique mais tempo à construção do conteúdo, para criar os textos que ajudarão seu cliente a entender o que é o seu negócio e como ele se diferencia dos concorrentes. Esse mesmo conteúdo, além de cativar e conquistar clientes, será fundamental para um bom posicionamento nos mecanismos de busca online. Vale destacar que o marco zero é a escolha de um nome de domínio: tudo começa a partir de um endereço online memorável, pois é isso que os clientes vão digitar no browser.

Garanta seu domínio

A primeira coisa que você precisa fazer ao entrar na Internet é garantir um domínio para seu site. Os domínios são uma forma de os usuários identificarem seu negócio online – como uma etiqueta usada em um gigante catálogo da Internet.  A escolha do domínio deve ser feita em conjunto com a escolha do nome do negócio, a disponibilidade do nome desejado será determinante para definir o nome do negócio a ser criado.

Por exemplo, BanhoETosa.com.br é imediatamente identificado como um site que foca em serviços de higiene e cuidados para animais de estimação. Em adição a isso, a extensão “.com.br” indica claramente que é um negócio baseado no Brasil, o que carrega valores e atributos positivos e específicos para o negócio. Aqueles que fizerem uma pesquisa sobre higiene e cuidados para animais de estimação na região vão encontrar um resultado para o BanhoETosa.com.br, o que consequentemente gera tráfego para o site.

Seja único

Enquanto haverá outros negócios com nomes parecidos, existem formas de alterar o nome do seu domínio para mantê-lo distinto. Por exemplo, alterá-lo para Banho-e-TosaPraVc2.com.br pode significar que mais ninguém tenha esse nome, mas pode ser confuso e difícil de lembrar. Aqui, simplicidade é a regra a ser seguida.

No entanto, tornar o nome do seu domínio mais específico não irá necessariamente prejudicar os resultados de pesquisa. Por exemplo, se seu negócio para higiene e cuidados para animais de estimação se baseia no rápido serviço de saneamento e limpeza de pets, você pode ser mais específico com BanhoETosaJa.com.br. Dessa forma, o nome fica único e também anuncia o valor adicionado de serviço mais ágil.

Seja encontrado

Ser único está mais fácil agora que várias extensões de domínios foram recentemente disponibilizadas. Os domínios “.com” e “.com.br” podem ser substituídos por opções mais específicas, como, “.guru” ou “.expert”. Por exemplo, para o negócio de higiene e cuidados para animais de estimação, você poderia optar por BanhoETosa.guru ou BanhoETosa.expert. Dessa forma subentende-se que o negócio tem um valor adicionado, inserindo sentido de experiência e alta qualidade, respectivamente.

Outra utilidade da extensão do domínio é estabelecer sua localização. Utilizar “.london”, por exemplo, informa os consumidores que você opera na capital da Inglaterra, o que pode até indicar um pouco de prestígio. Em breve o domínio “.Rio” estará disponível para negócios da Cidade Maravilhosa. Esta é outra forma de diferenciar o seu domínio de negócios parecidos.

Pense além

Como uma regra de ouro, registrar dois ou mais domínios para um negócio que está nascendo é uma decisão sábia. BanhoETosa.com.br é um bom começo, mas e BanhoETosa.com e BanhoETosa.net? Possuir esses três nomes de domínios vai ajudar a garantir que ninguém tenha um domínio muito parecido com o seu, desde que você mantenha os registros ativos.

A internet está em constante mudança e manter seu negócio atualizado pode parecer uma tarefa desafiadora. Configurar a identidade digital de seu negócio é uma coisa, mas a manutenção é outra. É importante dar um passo de cada vez, pois o próprio processo de estabelecer seu negócio online vai te ajudar a aprender formas simples de mantê-lo atualizado.

Uma grande vantagem de nomes de domínio é que você não precisa ter estruturado o negócio por completo para ter um domínio. Se você tem uma ideia que pode se materializar no futuro, vale a pena assegurar um nome de domínio para isso agora. Esse simples passo vai ajudar você a sentir que iniciou uma jornada para transformar seu negócio em realidade, e motivá-lo a dar os próximos passos.

Cristiano Mendes

 

Receba minha newsletter com novos artigos!